domingo, 16 de janeiro de 2011

Paróquia e Freguesia de São Salvador de Ílhavo

No concelho de Ílhavo existem na actualidade quatro freguesias: São Salvador de Ílhavo, Gafanha da Nazaré, Gafanha da Encarnação e Gafanha do Carmo, correspondendo eclesiásticamente a seis Paróquias distintas: São Salvador de Ílhavo, Nossa Senhora da Gafanha da Nazaré, Nossa Senhora da Gafanha da Encarnação, Nossa Senhora da Saúde da praia da Costa Nova do Prado, Sagrada Família da praia da Barra e Nossa Senhora da Gafanha do Carmo.
Localização
A Freguesia e Paróquia de São Salvador de Ílhavo fica situada num dos braços da ria de Aveiro, a 14m de altitude, a sul da cidade de Aveiro.
Ao longo de séculos foi por excelência berço de marinheiros, entregues tanto à navegação mercantil como à pesca. Tem cerca de 16.760 mil habitantes

Actividades económicas: pesca, industria, cerâmica , agricultura (batata, limão e milho), turismo (praias da Costa Nova e Barra)

Artesanato: arte de nós marinheiros; cerâmica e porcelana pintada à mão, trabalhos em barro vermelho e bordados de rendas.

Património religioso:

da Paróquia de São Salvador de Ílhavo: a Igreja Matriz, Igreja de Nossa Senhora do Pranto, Igreja de Vale de Ílhavo, Igreja da Ermida, Igreja da Légua, Igreja dos Moitinhos, Igreja da Coutada; Igreja da Gafanha de Áquem, Igreja da Colónia Agrícola.

de privados: Igreja da Vista Alegre (monumento nacional) Gastronomia: caldeirada de enguias e à Fragateiro; chora de bacalhau, línguas e samos de bacalhau; arroz doce; folares e pão de Vale de Ílhavo

Feriado Municipal: 2ª feira depois da Páscoa

Elevação a cidade: 13 de Julho de 1999

Outros locais de interesse: Museu Marítimo de Ílhavo; Barco-museu Navio Santo André; Museu da Fábrica da Vista Alegre; Farol e forte da Barra; Palheiros praia da Costa Nova