Capela da Gafanha de Aquém


 Capela de Nossa Senhora de Fátima / Capela da Gafanha de Aquém 


Cronologia:

Virgem do Rosário de Fátima da
Igreja da Gafanha de Aquém
1942-00-00 A Capela da Gafanha de Aquém foi iniciada no ano comemorativo do 25º aniversário das aparições de Fátima, por uma comissão composta pelos Srs. Júlio dos Santos Martinho, Davide Simões Madail, José Magueta, José Fernandes Cardoso, Manuel Francisco Seiça e Abel Barata da Silva, e uma das primeiras a erigir na Diocese de Aveiro em nome de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e desta invocação em Portugal. No dia 13 de Maio de 1917, três crianças: (Lúcia de Jesus dos Santos (10 anos), Francisco Marto (9 anos) e Jacinta Marto (7 anos) afirmaram ter visto "...uma senhora mais branca que o Sol" sobre uma azinheira de um metro ou pouco mais de altura, quando apascentavam um pequeno rebanho na Cova da Iria, freguesia de Aljustrel, pertencente ao concelho de Vila Nova de Ourém, Portugal. Lúcia via, ouvia e falava com a aparição, Jacinta via e ouvia e Francisco apenas via, mas não a ouvia. As aparições repetiram-se nos cinco meses seguintes e seriam portadoras de uma mensagem ao mundo. A 13 de Outubro de 1917 a aparição disse-lhes ser a Nossa Senhora do Rosário. Só a 13 de Outubro de 1930, o bispo de Leiria, D. José Alves Correia da Silva, torna público, oficialmente, que as aparições de Fátima são dignas de crédito pela Igreja Católica.
Projecto para a fachada da Capela da Gafanha de Aquém
( in jornal O Ilhavense, de 20 de Junho de 1942)

1954-10-00 Aquisição e colocação dos bancos da Capela e feitura de um novo altar para a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, encomendada na Casa Fânzeres de Braga por 3.430$00.

1954-12-30 Realizou-se na Capela a primeira festa de Nossa Senhora da Boa Viagem, inaugurando-se a imagem com sagração nos dias 30 e 31 de Dezembro, comunhão geral no dia 1 de Janeiro e festa com missa cantada, sermão e procissão no dia 2 de Janeiro.

1955-11-00 Com o saldo da festa de São João da Ponte deste ano foram adquiridas quatro lanternas cromadas, uma banqueta, um turíbulo e um pequeno carrilhão. 


1957-02-00 Foi adquirida uma banqueta para o altar da Senhora da Boa Viagem, cavaletes e um andor e um estandarte novo de Nossa Senhora de Fátima pela Irmandade de Nossa Senhora de Fátima, sendo também inaugurada a instalação elétrica feita com o saldo da festa de 1956 ao São João dito da Ponte com aquisição de lustres e apliques pela respectiva Comissão de festa.


Capela da Gafanha de Aquém, Ílhavo